News

Álbum da Semana: Kaytranada – “Timeless”

Com seu terceiro álbum, o produtor canadense Kaytranada continua sua bem-sucedida reinvenção do R&B.

Kaytranada continua nos mostrando seu talento mágico. Um ano após seu projeto Kaytraminé em parceria com a rapper Aminé, cujo single “4eva” com participação de Pharrell Williams fez sucesso no verão norte-americano, o canadense lança seu terceiro álbum solo, tão intenso quanto seu antecessor, o aclamado Bubba, que levou um Grammy em 2019.

A fórmula é simples: basta tocar qualquer faixa deste novo álbum em uma festa para que todos na pista de dança fiquem em sintonia, porque é preciso estar com os joelhos muito ruins para resistir à avalanche de grooves cativantes e linhas de baixo ultradensas e dançantes do produtor.

No conjunto de vinte faixas do álbum, ouvimos Kaytranada percorrer incansavelmente o mesmo caminho que vem trilhando desde sua estreia no início da década de 2010: R&B com produção moderna que remete ao soul/funk dos anos 70 e ao hip-hop dos anos 90, tendo como base sólida o disco-house dos anos 80, com suas batidas four-to-the-floor, onde o kick marca cada compasso. O título Timeless pode soar pretensioso, mas não se considerarmos que Kaytranada trabalha com uma substância musical que parece realmente eterna, tendo gerado tantos gêneros diferentes ao longo das décadas.

Como a fórmula nunca muda, a força desse artista de origem haitiana está em sua capacidade de criar boas músicas, sempre preferindo a musicalidade aos artifícios, o que o diferencia de outros produtores de música eletrônica. A prova disso está logo no início, com “Spit It Out”, um produto puro de Kaytranada, com aquele clap que alinha os quadris a cada batida, e no microfone, a cantora de R&B de Toronto, Rochelle Jordan, que também encerra o álbum com o single “Lover/Friend”, uma das melhores faixas do disco. Entre a variedade de convidados (Childish Gambino, Anderson .Paak, SiR...), Durand Bernarr, antigo backing vocal de Erykah Badu e já presente em Bubba, acerta em cheio com a instrumentação P-funk de “Weird”, um puro laid back do qual Dr. Dre não teria vergonha.

A primeira colaboração de Kaytranada com seu irmão, o rapper Lou Phelps, é um acontecimento importante. Com seu flow old school, Lou Phelps domina o beat contagiante como um veterano, puro hip-hop inspirado nos anos 90, com samples funky de loops de piano.

Outra novidade, e não pequena, é que o produtor se aventura como cantor pela primeira vez em “Stepped On”, uma faixa inspirada no new wave/synthpop. A música foi originalmente escrita para The Weeknd, seu compatriota com quem esteve em turnê em 2022. Mas, no final, Kaytranada achou mais interessante colocar sua própria voz, o que o incentivou a concretizar seus planos de um álbum em que canta, previsto para sair em breve, provavelmente sob outro pseudônimo. Está claro que Kaytranada ainda vai nos colocar muitas vezes para dançar.