News

Álbum da Semana: “Petty Country - A Country Music Celebration of Tom Petty”

As maiores estrelas do country prestam homenagem ao falecido cantor Tom Petty, que personificou a ligação entre o rock e a música norte-americana.

Tom Petty, 1977

A música country é uma grande família. No início, é simples. Sabemos mais ou menos onde estão as raízes e como começou (com a Carter Family e Jimmie Rodgers, basicamente). Mas depois, a árvore genealógica se expande e rapidamente se transforma em uma selva vibrante, com galhos que se estendem em todas as direções, hibridações, rizomas, brotos que florescem à luz e outros que permanecem na sombra. O country evoluiu para a americana, uma família muito, muito grande com uma história rica em suas diferenças. Regularmente, toda essa comunidade maravilhosa organiza reuniões para homenagear um de seus membros falecidos. A mais recente é dedicada à obra de Tom Petty, com o álbum tributo Petty Country: A Country Music Celebration of Tom Petty.

Tom Petty Portrait Session 1978

Com certa discrição e muita elegância, Tom Petty e seu grupo, os Heartbreakers, estiveram por muito tempo no coração da música norte-americana, ou até mesmo foram o coração. Sob sua cabeleira loira, este ícone do rock americano galopava livremente pelos vastos territórios abertos por Chuck Berry, Dylan, Springsteen, Neil Young, os Byrds e os Stones (a melhor banda inglesa de música norte-americana). Entre rocks enérgicos e baladas de um amante solitário, ele compôs dezenas de canções que fazem o coração bater mais rápido e despertam o desejo de pegar a estrada rumo ao oeste, pisando fundo no acelerador.

E a música country, onde fica nisso tudo? Desde o início, apesar das guitarras elétricas intensas, ela permeia o storytelling e a atitude de Tom Petty, essa sinceridade de artesão de colarinho azul sob o couro preto de roqueiro. Ele escreve histórias como na country clássica e poderia ser o herói de uma canção country. O country é uma grande família, e Tom Petty é um de seus descendentes não tão distantes, que faz a ponte com o mundo do rock. Em 1996, ele alcançou a consagração máxima: com os Heartbreakers acompanhou a lenda Johnny Cash em Unchained, o segundo volume de sua série American Recordings.

Desde sua morte em 2017, Tom Petty manteve seu status de ícone alternativo, ao mesmo tempo clássico e progressista. Não é surpreendente que hoje lhe estendam o tapete vermelho nas verdes pradarias do country, com o vigoroso álbum de covers Petty Country. Vinte canções interpretadas por (entre outros) Dolly Parton, Willie Nelson, Steve Earle, Marty Stuart, Margo Price, Rhiannon Giddens e Chris Stapleton, com a garantia do sotaque sulista, como cantava Petty em seu sexto álbum.